turismo religioso no rio
4 set

5 lugares imperdíveis para turismo religioso no Rio

Apesar de ser uma das modalidades de turismo que mais atrai pessoas em todo mundo (cerca de 300 milhões por ano, segundo a Organização Mundial do Turismo), esse não é o maior dos atrativos para os turistas que vêm para o Rio, buscando, geralmente, as lindas praias e principais pontos turísticos. O que é uma pena, visto que a Cidade Maravilhosa encanta também pela beleza dos seus templos religiosos e pela grandeza dos seus projetos arquitetônicos, dos quais 32 são tombados como Patrimônio Nacional pelo Iphan. E, por mais que tenha sido cidade sede de um dos maiores eventos religiosos do mundo (Jornada Mundial da Juventude, em 2013) e que cerca de 5,67 milhões de turistas venham anualmente para cá, são poucas as pessoas que conhecem as rotas de turismo religioso no Rio.

Sabendo disso, a Rede Rio preparou esse artigo com 5 templos religiosos incríveis na Cidade Maravilhosa, para incentivar a você e a todos os turistas a explorarem o turismo religioso no Rio e se encantar com tudo o que ele tem a oferecer. Confira!

Mude sua visão sobre o turismo religioso no Rio

Igreja de Nossa Senhora da Candelária

Candelária no Turismo religioso no Rio

A igreja da Candelária é um dos pontos de turismo religioso mais conhecidos no Rio. Com sua linda e imponente fachada, que aponta na direção da Baía de Guanabara, a igreja teve sua primeira inauguração datada do início dos anos de 1800, em decorrência da presença do príncipe regente e futuro rei de portugal, Dom João VI. As obras ainda estavam inacabadas, e a estrutura contava apenas com uma nave, projetada a partir de obras do grande arquiteto Mestre Valentim. Preservando até hoje o estilo barroco do seu início, a igreja de Nossa Senhora da Candelária permanece aberta para a visitação de segunda a sexta, das 7h30 às 16h, aos sábado, das 8h às 12h e aos domingo, das 9h às 13h. As missas acontecem todos os dias, às 12h15 e aos domingos, 10h30 e 12h. Para facilitar o deslocamento para a Candelária e demais pontos de turismo religioso no Rio, você pode se hospedar no Hotel Pompeu, da Rede Rio, que fica localizado na região central da cidade.

Mosteiro de São Bento

Mosteiro no Turismo religioso no Rio

O Mosteiro de São Bento foi fundado no ano de 1590, por monges beneditinos vindos da Bahia. O conjunto arquitetônico é constituído pelo mosteiro, que possui visitas restritas, e pela Abadia de Nossa Senhora de Montserrat, uma magnífica obra com influências barrocas e da arquitetura luso-brasileira. Outros detalhes chamam a atenção, como o portão de ferro entalhado, no estilo art nouveau, e os impressionantes altares em jacarandá, cobertos por ouro. Apesar de estar erguido no centro de uma grande metrópole, o Mosteiro de São Bento é um ótimo lugar para turismo religioso no Rio, pois consegue se preservar como um local de silêncio e meditação. A Abadia fica aberta para a visitação todos os dias, das 8h às 18h. De segunda a sexta, às 7h15, são realizadas missas solenes com canto gregoriano, que também acontecem aos sábados, às 8h, e aos domingos, às 10h.

Para ficar bem perto do mosteiro, que fica localizado na rua Dom Gerardo, 40 , no Centro e aproveitar o que esse lugar mágico tem a oferecer, você pode se hospedar no Gamboa Hotel, que fica apenas poucos minutos do Mosteiro de São Bento.

Catedral Presbiteriana

Catedral no Turismo religioso no Rio

A Catedral Presbiteriana foi a primeira igreja dessa denominação religiosa do Brasil, tendo sido fundada no ano de 1862, sob a direção do reverendo norte-americano Ashbel Green Simonton, primeiro pastor do templo. O templo é tombado como patrimônio histórico do Rio de Janeiro, e é muito conhecido para o turismo religioso no Rio pela forte influência neogótica e pela iluminação artística que, durante a noite, dá a suas paredes acinzentadas uma aparência multicolorida.

A igreja fica aberta à visitação diariamente, das 8h às 18h. Os cultos acontecem aos domingos, às 8h, 10h15 e 19h, terças e quartas, às 18h30 e quintas às 19h30. A Catedral Presbiteriana está localizada na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, bem perto do hotel Senado Rio.

Grande Templo Israelita

Templo Israelita no Turismo religioso no Rio

O Grande Templo Israelita foi inaugurado no ano de 1932 e é o maior monumento da comunidade judaica do Rio de Janeiro e um dos maiores do país. A arquitetura do templo é, ao mesmo tempo, solene e monumental, contando com pinturas evocativas de cenas bíblicas e um painel de mosaico que emoldura o altar.

Ainda que não seja aberto diariamente para visitação, são realizadas diversas atividades no Grande Templo, para conduzir a comunidade, judaica ou não, a conhecer as obras e mosaicas presentes em seu interior.

Santuário Nossa Senhora da Penha

Igreja da Penha no Turismo religioso no Rio

Erguido no alto de uma pedra, o Santuário da Penha foi construído no ano de 1728 e é um marco do turismo religioso no Rio por causa da sua escadaria de mais de 380 degraus. O Santuário é procurado, principalmente, por fiéis que desejam pagar promessas, mas também por turistas encantados com a vista deslumbrante que ele tem a oferecer. A arquitetura do santuário pertence ao estilo eclético e em sua última reforma recebeu influências do estilo neogótico.

Além das visitas ao Santuário, a igreja também ficou conhecida pela tradicional Festa da Penha, que já foi considerada o segundo maior evento da Cidade Maravilhosa, perdendo apenas para o Carnaval. Apesar de ser uma festa tradicionalmente Católica, a Festa da Penha sempre foi marcada pelo sincretismo religioso, muitas comidas típicas, devoção e diversão.

Para quem deseja visitar o Santuário, ele fica aberto à visitação todos os dias, das 7h às 18h e, para quem não quiser subir as escadarias, é possível subir de bondinho, que é de graça. A igreja fica localizada no Largo da Penha, 19, Penha – Rio de Janeiro. Para facilitar o acesso, você pode se hospedar em um dos hotéis no Centro do Rio de Janeiro da Rede Rio, caminhar até a Estação Central e pegar o trem do ramal Saracuruna, que te deixará bem pertinho.

 

Se você deseja explorar o turismo religioso no Rio de Janeiro, o ideal é se hospedar em um hotel que, além de conforto e bom atendimento, te ofereça facilidade de acesso a todos esses pontos. Para isso, você pode contar com a Rede Rio! Contamos com quatro hotéis em nossa rede, equipados para oferecer a você todo o conforto que você precisa e tornar a sua visita ao Rio ainda mais inesquecível! Entre em contato conosco e faça já a sua reserva!

 

Links úteis:
hotel in Rio
hotel Centro Rio de Janeiro
hotéis no Centro do Rio
hotel Rio de Janeiro Lapa

 

Fechar