Conheça a história da Escadaria Selarón e como visitá-la

Uma das ruas mais famosas do Rio de Janeiro fica em um lance de escadas que liga as ruas Joaquim Silva e Pinto Martins, nos bairros da Lapa e Santa Tereza. O nome oficial é Rua Manuel Carneiro, mas o local é popularmente conhecido como Escadaria Selarón, em homenagem ao pintor chileno Jorge Selarón, que realizou um trabalho de renovação da área, em homenagem ao povo brasileiro.

Para saber mais sobre a história da Escadaria Selarón e como fazer para visitá-la, acompanhe este artigo que a Rede Rio Hotéis preparou para você. Confira!

História da Escadaria Selarón

No ano de 1990, o artista chileno Jorge Selarón iniciou os trabalhos de renovação da escadaria que se localizava em frente à sua residência e se encontrada em um deprimente estado de conservação. Segundo relatos, no início os vizinhos zombavam das combinações de cores fortes e, o que era pra ser um passatempo, se tornou a principal atividade do artista.

Ele passou a vender suas pinturas para financiar a revitalização do local e, depois de anos de trabalho exaustivo, cobrindo toda a escada de 125 metros de comprimento e 250 degraus com mais de 2.000 azulejos coloridos, a Escadaria Selarón virou um sucesso, tornando-se um dos mais belos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.

2018 03 08 escadaria selaron 1

Mesmo depois de finalizada, o artista trocava os azulejos da Escadaria Selarón constantemente, afirmando que era uma peça de arte em constante evolução. Ele dizia que sua obra nunca estaria completa e sempre afirmava: “Este sonho louco e único só vai acabar no dia da minha morte”.

No início, os azulejos eram retirados de canteiros de obras e montes de resíduos urbanos que Jorge encontrava nas ruas do Rio de Janeiro, mas também existem azulejos doados por visitantes de todo o mundo. Atualmente, existem peças de mais 60 países embelezando o local. Outro fato marcante é que cerca de 300 peças foram pintadas à mão pelo artista, retratando uma mulher africana grávida. Ele não falava sobre o assunto, apenas afirmava ser um problema pessoal do seu passado.

Em maio de 2005, a Escadaria Selarón foi tombada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do RJ. Além da escadaria, existem outras peças de mosaico do artista espalhadas pelos Arcos da Lapa.

Como chegar?

– De trem: saltar na estação Central do Brasil, pegar o metrô em direção à Zona Sul, saltar na Estação Cinelândia e caminhar cerca de 10 minutos até o local.
– De metrô: saltar na estação cinelândia e caminhar cerca de 10 minutos até o local.
– De ônibus: informe-se sobre qual ônibus te deixa nos Arcos da Lapa.
– De carro: seguir em direção à Cinelândia e seguir as placas que indicam o caminho até a Lapa.

Onde se hospedar?

Para ficar bem próximo à Escadaria Selarón e às inúmeras atrações que você pode encontrar no bairro mais boêmio do Rio de Janeiro, o ideal é que você busque por hotéis no centro do RJ, como os hotéis da Rede Rio, ou por um hotel na Lapa – Rio, como o Arosa Rio.

Nossa rede possui três hotéis no centro do Rio que estão mobiliados para lhe oferecer o máximo conforto e superar suas expectativas. Acesse nosso site, conheça nossos hotéis e escolha o mais adequado para você.

Links úteis:
hotel aeropuerto rio de janeiro
hoteles en rio de janeiro economicos