É possível fazer turismo seguro no RJ?

Apesar das maravilhas da cidade maravilhosa, muitas pessoas sentem receio ao pensar em visitá-la. Essa apreensão está relacionada à quantidade de informações sobre insegurança na região. Por conta dessas notícias, a possibilidade de um turismo seguro no Rio de Janeiro é colocada em dúvida.

Para esclarecer esse tema, a Rede Rio Hotéis elaborou este artigo. Reunimos todos os dados necessários para que você sinta mais sossego ao visitar o Rio de Janeiro. Além disso, separamos dicas de bairros seguros para tornar a sua viagem tranquila e sem estresses. Continue lendo para saber mais!

Por que o turismo seguro no Rio de Janeiro é viável?

O Rio de Janeiro costuma encantar turistas pela sua diversidade cultural e receptividade. Por esses motivos, a região se tornou um dos maiores centros econômicos da América do Sul. Anualmente, em torno de dois milhões de estrangeiros e cinco milhões de turistas domésticos visitam a cidade. Esse índice poderia ser o bastante para comprovar a segurança e atração do RJ. Porém, ainda é possível confirmar a possibilidade de turismo seguro por meio de outros dados.

De acordo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a capital ficou em 21º lugar nas taxas de homicídio de 2016. Em comparação, Aracaju, Rio Branco, Belém e Porto Alegre ocuparam as primeiras colocações. Logo, o Rio de Janeiro ficou entre as metrópoles mais seguras do país, mesmo tendo um alto fluxo de habitantes.

Atualmente, a realização da intervenção federal no RJ contribuiu para reduzir ainda mais os índices de criminalidade. Apenas em julho deste ano a taxa de roubo de veículos caiu em 29%. O latrocínio teve queda de 61% e o roubo de rua caiu em 5%. Esses percentuais comprovam que andar pelas ruas cariocas se tornou uma atividade mais tranquila, o que possibilita o turismo seguro.

Dados da Secretaria de Fazenda também apontam que, nos últimos dez anos, o repasse para segurança pública cresceu 136%. Isso faz com que o RJ fique em segundo entre as regiões com maior investimento em segurança, atrás de Roraima.

Assim sendo, a quantidade de residentes e turistas que viajam ao Rio de Janeiro podem facilitar o aumento da criminalidade. Porém, a capital realiza investimentos em segurança pública e está bem posicionada em relação a outras áreas do país. Por esse motivo, seja em uma viagem de negócios ou lazer, é possível aproveitar a cidade sem grandes transtornos.

Os melhores bairros do RJ para o turismo seguro

Por meio de aplicativos interessantes, é possível conhecer o Rio de Janeiro e identificar os bairros mais tranquilos para visitar. Com esse conhecimento, é mais fácil elaborar um roteiro de viagem e garantir ainda mais segurança durante passeios. Reunimos alguns dos locais mais indicados, veja abaixo:

Lagoa

Localizado na Zona Sul, esse é um dos bairros mais desejados da cidade. Por lá, é possível visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas, um belo cenário para atividades como pedalinho e SUP. Além disso, o turista pode fazer a locação de bicicleta e pedalar na ciclovia de 700 metros no local. Logo, o espaço é ideal para passeios mais calmos, em família. Na Lagoa, é possível encontrar parques com áreas de preservação ambiental, com clima tranquilo e silencioso.

Leblon

Também está localizado na Zona Sul. Essa região é conhecida por ser cenário de dramaturgias e por contar com uma bela praia. Geralmente, é o local mais escolhido por residentes e turistas para aproveitar o calor carioca. Além disso, o bairro contém centros comerciais, restaurantes e diversas opções de bares e baladas.

Urca

O bairro Urca também é considerado como um dos ideais para o turismo seguro. Isso acontece porque a região é conhecida por ser mais pacata e residencial. Outro ponto positivo do local é o seu atrativo turístico; lá está localizada a Praia Vermelha, Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Esses lugares são conhecidos internacionalmente por seu belo e rico visual.Todos esses aspectos tornam a área tranquila para visitação. Além disso, é uma região próxima do Centro do Rio e Zona Sul. Logo, possui fácil acesso para residentes e visitantes da cidade maravilhosa.

Centro

2018 10 xx e possivel fazer turismo seguro no RJ imagem 4 1

A Zona Sul possui ótimos atrativos e segurança, porém tem um maior custo. Por isso, o Centro da Cidade é uma opção mais acessível e próxima aos principais pontos do Rio de Janeiro. Por lá, é possível acessar o metrô para visitar outras regiões com facilidade.

A região também oferece mais economia. Ao escolher ficar em um hotel na lapa, por exemplo, o indivíduo pode visitar pontos como o Museu do Amanhã gastando pouco com transporte. Se o hotel for de qualidade, o turista tem a oportunidade de aproveitar os benefícios da cidade de forma segura.

Além de ser uma bairro barato, ele conta com uma operação policial especial chamada Centro Presente. Por meio desse reforço de patrulhamento, os índices de criminalidade da área foram reduzidos em 90%. Por conta dessa diminuição, o Centro se tornou um dos locais mais seguros para o trânsito de turistas e residentes.

Os policiais participantes dessa operação utilizam automóveis, motocicletas e bicicletas para potencializar a vigilância do bairro. Todos eles utilizam uniformes específicos, para que seja mais fácil localizá-los em caso de emergências. A patrulha é sempre feita nos pontos turísticos e mais movimentados do bairro, para oferecer mais proteção aos visitantes.

Se você deseja fazer um turismo seguro no RJ, conheça a Rede Rio Hotéis. Possuímos três hotéis no Centro do Rio, localizados de forma estratégica para promover mais comodidade e conforto a você. Nossos quartos são equipados com ar condicionado, frigobar, TV LCD e banheiros modernos. Para conhecer os outros benefícios e serviços que oferecemos, entre já em contato conosco!