O turismo de terceira idade tem movimentado o mercado de maneira constante. Segundo o governo brasileiro, em torno de 25% da população acima de 60 anos pretende viajar. A tendência é que esse índice continue a aumentar, tendo em vista a média de envelhecimento dos cidadãos. Os motivos para cada vez mais idosos viajarem, são as inúmeras vantagens que a atividade oferece. Além disso, conhecer novos ambientes é uma boa forma de sair da rotina. Entretanto, viagens na terceira idade exigem alguns cuidados. É fundamental ter atenção a esses detalhes para que o momento seja aproveitado da melhor forma.
Essas precauções se tornam ainda mais importantes em grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro. Pensando nisso, a Rede Rio Hotéis elaborou este artigo com dicas para o turismo de terceira idade na cidade maravilhosa. Confira!
Turismo de terceira idade: quais são as vantagens para a saúde?
O conceito de que as viagens só podem ser aproveitadas pelos mais jovens já está ultrapassado. Cada vez mais, os idosos têm procurado curtir a aposentadoria ao redor do mundo. Entre os destinos mais convidativos para o público, está o Rio de Janeiro. A cidade chama a atenção pela sua variedade de alternativas de lazer. Além disso, a hospitalidade dos cariocas também contribui para tornar a experiência mais agradável.
Porém, essas não são as únicas razões que tornam o turismo de terceira idade uma tendência. Nessa faixa etária, a prática apresenta inúmeras vantagens para a saúde dos turistas. Veja, a seguir, alguns dos motivos para essa atividade ser tão benéfica.
Prevenção contra doenças cognitivas
Ao fazer passeios turísticos, é natural que o indivíduo faça uma maior movimentação física. Com as inúmeras opções de entretenimento que a cidade maravilhosa proporciona, é quase impossível ficar parado. Essa locomoção é extremamente benéfica para a saúde.
Ao fazer caminhadas, idosos previnem a aparição de diversas doenças cognitivas. Isso acontece porque a ação estima as células e neurônios do cérebro. Além disso, outros fatores são enriquecidos com atividades físicas, como a memória, concentração e aprendizagem.
Portanto, simples caminhadas em museus e passeios nos calçadões das famosas praias cariocas podem impedir doenças como Alzheimer. Assim, o tempo de vida do indivíduo será prolongado.
Melhoria da saúde mental
As pessoas entre 60 a 64 anos são mais propensas a terem depressão, segundo pesquisas. O dado é alarmante, considerando os riscos que uma depressão pode causar. Por isso, viagens nessa faixa etária são imprescindíveis para a preservação da saúde mental.
Ao longo das atividades turísticas, a pessoa sente euforia e alta expectativa por conta da nova experiência. Essas sensações são essenciais para melhorar e prevenir um quadro depressivo e aumentar a qualidade de vida.
Outro ponto positivo do turismo de terceira idade é a socialização. Durante essa fase da vida, é comum o sentimento de solidão, principalmente com o afastamento natural dos familiares. Esse fator pode causar a piora de uma depressão ou transtorno de ansiedade. Por isso, conhecer novos ambientes e pessoas é fundamental para a saúde de idosos.
Dicas de atividades turísticas no Rio de Janeiro para idosos
Como citamos anteriormente, o Rio de Janeiro é uma cidade muito versátil, com atividades para todos os gostos. É possível encontrar passeios, com preços acessíveis, para todos os tipos de personalidade. Veja abaixo alguns exemplos.
Atividades ao ar livre
O ideal é que o passeio seja realizado no início da manhã ou no final da tarde. Assim, a temperatura estará mais amena e agradável para práticas ao ar livre. É possível escolher entre uma caminhada pelos calçadões das praias cariocas ou passeios de bicicleta em praças. Independentemente da escolha, a ação é capaz de tornar o dia muito mais interessante e revigorante.
Nossa indicação é um passeio de bicicleta na Zona Portuária, no Centro da Cidade. Além da ótima localização, próxima a pontos turísticos, a área é rica em beleza. Por lá, será possível apreciar um lindo pôr do sol e curtir os diversos restaurantes disponíveis.
O porto maravilha foi revitalizado e hoje é uma área segura. Por isso, é possível curtir o espaço com toda a família ou de forma individual. Você também pode escolher outros cartões postais da cidade para passear, como as orlas das praias de Zona Sul e Jardim Botânico.
Teatros
O Centro é o ambiente perfeito para quem deseja conhecer os teatros e casas de shows da cidade.
Dentre as inúmeras opções, o Theatro Municipal merece destaque. O local foi inaugurado em 1909 e é a principal casa de espetáculos do Brasil. Geralmente, apenas companhias de grande renome se apresentam lá.
Além disso, o Theatro Municipal chama a atenção pela sua arquitetura. O espaço foi criado no período de modernização da cidade, por isso o prédio é baseado em modelos parisienses. Durante a noite, as luzes do lugar ajudam a tirar boas fotos na viagem.
Também é possível aproveitar outros teatros e casas de shows no Centro do Rio. A região é rica em lugares democráticos e belos. Definitivamente, uma parada quase obrigatória para quem deseja conhecer a cultura da cidade maravilhosa.
Aulas de dança
Dançar é uma ótima atividade para idosos, por conta de todos os benefícios para a saúde que a ação proporciona. Na cidade maravilhosa, é possível encontrar diversas opções de lugares para dançar, por preços acessíveis.
A grande vantagem de realizar a atividade no RJ é a variedade de ritmos praticados. Portanto, as chances de encontrar escolas de qualquer estilo musical são enormes. Os principais espaços para dançar, de graça, são as unidades do SESC. Entretanto, centros culturais de variados bairros também disponibilizam aulas de dança de graça.
Passeios de bondinho
Os passeios de bondinho são ideais para conhecer melhor a cidade e aproveitar as belas paisagens. O melhor de tudo é que essa atividade possui preços justos e podem ser feitas por qualquer um. Recomendamos fazer o passeio no bondinho do Pão de Açúcar e no bairro Santa Teresa. Assim, você poderá conhecer melhor a arquitetura do Centro do Rio e aproveitar as belas paisagens da Zona Sul.
Cuidados essenciais para uma viagem segura
O turismo de terceira idade exige cuidados, para que a viagem não se torne um maior transtorno. É necessário levar em consideração todas as fragilidades e necessidades do indivíduo.
Por exemplo, alguns idosos sofrem com doenças crônicas e necessitam de medicações frequentes. Nesse caso, é essencial que esses medicamentos estejam sempre presentes, para não ocorrerem problemas. Outra dica valiosa é adquirir um kit de primeiros socorros e levá-lo em todos os passeios.
Outro cuidado importante deve ser com a culinária local. Nem sempre a adaptação com a comida será simples. Em alguns casos, o idoso precisa de uma dieta mais restritiva. Por isso, é preciso ter cuidado com certos alimentos.
Recomendamos também que o idoso procure se hospedar em locais próximos aos pontos turísticos. Dessa maneira, será mais fácil economizar com transporte público no Rio e menos esforço físico será feito. Esse conselho é ainda mais importante para quem tem alguma dificuldade de mobilidade.
Portanto, se você deseja fazer turismo de terceira idade, é preciso ter atenção com o local de hospedagem. Aqui na Rede Rio Hotéis, você encontra quartos de alta qualidade e por preços em conta. Nossa grande vantagem é a localização; estamos no Centro da Cidade, perto dos maiores pontos turísticos. Aqui, você terá toda a comodidade necessária para que a sua viagem seja confortável e segura. Não perca tempo, entre em contato conosco para conhecer melhor o nosso trabalho!