Ícone do site Rede Rio Hotéis

O que as Olimpíadas deixaram para o Rio

O que as Olimpíadas deixaram para o Rio

O que as Olimpíadas deixaram para o Rio

Você já parou para pensar no que as Olimpíadas deixaram para o Rio? Foram inúmeras mudanças, novidades e obras (muitas obras) que, agora que tudo acabou, deixaram um ar diferente por aqui. De todo o custo que os eventos olímpicos representaram para a cidade, cerca de R$24,6 bilhões foram destinados a construções e reformas que ficaram de herança para os cariocas.

Na prática, todos esses bilhões representam o grande legado que as Olimpíadas deixaram para o Rio – que não foi pouco. Desde novas linhas de BRT e Metrô, até um novo espaço de lazer, os cariocas estão bastante satisfeitos com tudo o que ganharam após o evento que, diga-se de passagem, também conquistou a quase todo o mundo.

Para que você fique por dentro de tudo e não deixe de conhecer nenhum desses verdadeiros presentes olímpicos, a Rede Rio Hotéis listou os principais pontos de mudança divididos entre mobilidade, legado esportivo e Porto Maravilha. Confira os principais itens que as Olimpíadas deixaram para o Rio:

Benefícios que as Olimpíadas deixaram para o Rio

Mobilidade

 

A mobilidade urbana carioca sofreu drásticas mudanças para as Olimpíadas. Por mais que o trânsito tenha sido bastante prejudicado no decorrer das obras, o resultado final é bastante satisfatório e vai facilitar a locomoção de quem precisa se deslocar pela cidade.

O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é um novo transporte coletivo que liga a Região Portuária aos principais pontos do centro da cidade e ao aeroporto Santos Dumont. São 28 km de trilhos e 31 estações que permitirão que os passageiros façam integração com trens, metrô, ônibus e barcas. A capacidade de cada VLT é de 420 passageiros. Caso você se hospede em um hotel centro rio de janeiro da Rede Rio, conte com o VLT para visitar os principais pontos turísticos da zona central do Rio.

A Linha 4 do Metrô foi uma das obras mais caras que as Olimpíadas deixaram para o Rio, mas também uma das mais esperadas. A nova linha do metrô liga a Barra da Tijuca ao bairro de Ipanema e promete melhorar o trânsito intenso da Autoestrada Lagoa Barra e da Av. Niemeyer. A linha apresenta 16km de extensão e a previsão é de que transporte mais de 300 mil pessoas por dia.

O BRT também ganhou uma nova linha, a Transolímpica. Com 26 km de extensão e 17 estações, ela liga a Barra da Tijuca a Deodoro e reduz o tempo de viagem em, aproximadamente, 54% em relação ao mesmo deslocamento feito de carro.

Legado Esportivo

 

Durante as Olimpíadas, foram construídos diversos estádios e arenas que serão muito bem aproveitados agora que tudo acabou. O Estádio Aquático, localizado no Parque Olímpico, foi projetado para se transformar em dois centros de treinamento com piscinas olímpicas.

A Arena do Futuro, também no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, foi construída como uma instalação temporária, chamada de “arquitetura nômade”. Agora, após o fim dos Jogos, ela será desmontada e transformada em três escolas municipais, em que cada uma receberá 500 alunos. Duas delas ficarão na própria Barra da Tijuca, uma será construída em Jacarepaguá e a última em São Cristóvão.

As Arenas Cariocas 1 e 2 serão espaços de treinamento para atletas de alto rendimento, como boxe, judô, esgrima, ginástica rítmica e ginástica de trampolim; além de possuir área médica, academia, auditório e vestiário. Já na Arena Carioca 3, será criada uma escola esportiva, com capacidade para mil alunos em horário integral. O espaço contará com salas de aula, cozinha, refeitório, vestiários e espaços para treinamentos esportivos de dez modalidades olímpicas e paralímpicas.

O Complexo Esportivo de Deodoro é outro exemplo de benefícios que Olimpíadas deixaram para o Rio. Ele será quase integralmente mantido como local de prática de esportes. O circuito de canoagem slalom e a pista de BMX, por exemplo, farão parte do Parque Radical, sendo o segundo maior da cidade, depois do Parque do Flamengo, no Aterro.

Porto Maravilha

 

O Porto Maravilha é um dos legados que Olimpíadas deixaram para o Rio. A área de 5 milhões de m² sofreu uma grande reforma e ganhou diversas atrações, entre elas o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR). Durante as Olimpíadas, a Zona Portuária revitalizada recebeu shows e telões que transmitiram os jogos ao vivo, além de peças de arte e atrações especiais. Esse espaço, conhecido durante o evento como Boulevard Olímpico, foi muito visitado por cariocas e turistas, que guardam o lugar com carinho mesmo após o fim.
Se você vem visitar a cidade e pretende conhecer tudo o que as Olimpíadas deixaram para o Rio, nada melhor do que se hospedar em um hotel in rio bem pertinho de onde tudo acontece, não é mesmo? A Rede Rio Hotéis tem hoteis no centro do rio de janeiro e hotel lapa rio de janeiro, o que te dá fácil acesso a todo o legado que as Olimpíadas deixaram para o Rio. Entre em contato conosco e também conheça nosso Arosa, destaque dentre os hoteis na lapa rio de janeiro!

Sair da versão mobile