boulevard olímpico
26 dez

6 Motivos para visitar o Boulevard Olímpico no Centro do Rio

Inaugurado no ano de 2016, como parte dos projetos de preparação do Rio para sediar as Olimpíadas, o Boulevard Olímpico é um legado que os cariocas adoram. O espaço fica localizado na zona portuária da cidade, revitalizada pelo projeto Porto Maravilha e conta com 3,2 quilômetros de extensão, em um trecho de orla entre a Praça XV e o AquaRio.

Engana-se quem pensa que esse espaço só foi um ponto de encontro durante a Rio2016. Mesmo depois do fim dos jogos, o Boulevard Olímpico continua sendo um ótimo lugar para quem quer passear com a família, admirar o sol se pondo na Baía de Guanabara e curtir o que o Centro do Rio tem a oferecer.

Precisa de mais motivos para visitar o Boulevard Olímpico? A Rede Rio te apresenta neste artigo. Confira!

Por que visitar o Boulevard olímpico?

1- O local oferece uma vista incrível

O Boulevard Olímpico está em uma área do Centro que, antes das obras de revitalização do Porto Maravilha, na Zona Portuária do Rio, possuía a vista bloqueada pelo Elevado da Perimetral.

Depois da demolição, que aconteceu no fim de 2014, cariocas e turistas passaram a ter uma vista privilegiada da Baía de Guanabara, por meio da Orla do Conde e, além disso, é possível ir do Aterro do Flamengo ao Armazém 8, no Centro, a pé ou de bicicleta, seguindo pelo calçadão, passando pelo deque, jardins, bancos e praças.

Também é possível observar o pôr-do-sol da orla, um espetáculo da natureza que, graças ao Boulevard Olímpico, deixou de ser um benefício exclusivo da Zona Sul.

2- É próximo ao Centro Histórico do Rio

O Centro do Rio é conhecido pela sua história, por seus prédios centenários, igrejas históricas e ruas que fazem parte da construção da identidade do povo carioca. Então, se você vier visitar o Boulevard Olímpico pode, de quebra, conhecer a Igreja da Candelária, a Catedral Metropolitana, a Confeitaria Colombo, o Theatro Municipal, a Rua do Ouvidor e diversos outros lugares que fazem parte do Centro Histórico do Rio, uma das cidades mais antigas do Brasil.

3- Diversos eventos são realizados no espaço

Apesar de as Olimpíadas do Rio serem um evento já distante, o Boulevard Olímpico ainda permanece sendo palco de diversos eventos. Entre eles, podemos citar os seguintes como principais:

– Mondial de la Bière: uma reunião de fabricantes, distribuidores e importadores de cervejas artesanais e premium, dedicada à degustação dos produtos em mais de 120 estandes;
– ArtRio: uma feira que acontece desde 2011, no Píer Mauá, reunindo as principais galerias de arte do Brasil e do mundo;
– Semana Design Rio: uma vitrine para a exposição de trabalhos de designers, arquitetos e decoradores;
– Rio Gastronomia: considerado o maior evento de gastronomia do Brasil, seus visitantes podem assistir aulas com grandes nomes da gastronomia, além de restaurantes, bares e food trucks, shows e uma feira de produtos do interior do estado e de cachaças.

4- Existem diversos murais de arte de rua

mural no boulevard olímpico

O Boulevard Olímpico abriga um extenso corredor artístico, que tem por objetivo se tornar a maior galeria de arte de rua a céu aberto do mundo. São cerca de dois quilômetros de grafite, com obras de diversos artistas.

A obra de maior destaque é o mural Etnias, do grafiteiro paulista Eduardo Kobra. Ela entrou para a história como o maior mural de grafite do mundo, com reconhecimento no livro dos recordes. As pinturas são ultra coloridas, em 3D, inspiradas nos Arcos Olímpicos e representa a união de todos os povos do planeta.

5- Há uma variedade de espaços culturais

Quem visita o Boulevard Olímpico é levado a espaços culturais conhecidos, como o Museu do Amanhã e o MAR – Museu de Arte do Rio, que ficam na Praça Mauá. Por ficar na região central da cidade, o Boulevard Olímpico dá, ainda, acesso facilitado a mais de 20 centros culturais, como o Museu Histórico Nacional, Casa França-Brasil, Paço Imperial, CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil e Caixa Cultural. É uma ótima oportunidade de matar um pouco das saudades das olimpíadas e visitar as exposições e a variedade de eventos que sempre estão em cartaz em todos esses espaços.

6- É caminho para o AquaRio

O AquaRio é o maior aquário da América do Sul e possui 28 tanques que abrigam mais de 350 espécies de peixes e invertebrados. A área total da construção é de 26 mil m², com 4,5 milhões de litros de água. Assim como o Boulevard Olímpico, o aquário fica localizado na Zona Portuária da cidade e é uma ótima diversão para toda a família, inclusive para as crianças, que aproveitam o passeio para conhecer mais sobre a vida marinha.

O Boulevard Olímpico é um incrível legado que as Olimpíadas de 2016 deixaram para a Cidade Maravilhosa.

E, para aproveitar o Boulevard Olímpico e o melhor que o Rio de Janeiro tem a oferecer, o ideal é se hospedar em um hotel que, além do conforto que você precisa, ofereça a facilidade de transporte e seja próximo aos pontos turísticos que você quer conhecer, como os hotéis da Rede Rio. São quatro hotéis bem estruturados e localizados no coração do Centro do Rio, preparados para tornar a sua viagem ainda melhor!

Entre em contato e faça a sua reserva em um dos hotéis no Centro do Rio da Rede Rio!

Links úteis:
hotel na Lapa Rio de Janeiro
hotéis na Lapa Rio de Janeiro
hotel Lapa Rio de Janeiro
hotel in Lapa Rio

Fechar