Final de ano no Rio: quais são os melhores lugares para visitar?
Se você está prestes a viajar em direção ao Rio de Janeiro é importante saber que o final de ano no Rio reserva muito mais do que festas. Afinal, por que não transformar os intervalos entre reuniões corporativas em passeios recheados de cultura? Nesse artigo, a Rede Rio Hotéis fala sobre os principais destinos que podem fazer toda a diferença durante sua estadia. Continue a leitura e veja quais são eles!
6 lugares espetaculares para aproveitar o final de ano no Rio!
Criar um roteiro de visitação é a melhor maneira de planejar o final de ano no Rio. Assim, por mais que o tempo entre uma atividade e outra seja curto, é possível aproveitar sem muitos problemas. Na sequência, veja lugares no centro do RJ e próximos a ele que não podem ser deixados de lado quando o assunto é uma ida ao Rio de Janeiro.
1- Maracanã
O Estádio Jornalista Mário Filho ou o famoso “maraca”, como é conhecido pelos cariocas, é o maior estádio do Brasil. No final de ano, o local costuma ser palco das maiores disputas do futebol antes do período de recesso dos jogadores. Desta maneira, torna-se uma ótima opção para quem é fã de esporte e muita emoção.
Ele, que fica localizado na Zona Norte da Cidade, possui capacidade máxima de 78.838 pessoas. Em seu interior, é possível fazer uma visita guiada pelo Estádio. Neste ambiente, é possível conhecer as áreas mais restritas e, até mesmo, pisar em um dos gramados mais famosos do Brasil.
Para chegar até o local, o deslocamento é extremamente fluído por ter acesso via carro particular, táxi, trem, ônibus e metrô.
2- Real Gabinete Português de Leitura
Localizado no Centro do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura pode ser um de seus destinos no final de ano no Rio. Ele é um dos locais que conta com um acervo extenso para leitura de diversos temas.
Criado em 1837, o ambiente é composto pela arquitetura original. Ou seja, conta com muito requinte e sofisticação. Para os amantes de leitura, certamente é o point ideal para mergulhar em uma série de livros de inúmeros autores, da época e atuais. Nesse sentido, vale destacar que a biblioteca também disponibiliza manuscritos e artigos. Assim, além de ocupar o tempo livre com boas leituras, também é possível garantir uma experiência única.
3- Mural das Etnias
O Mural das Etnias, que foi produzido antes das Olimpíadas de 2016 na Cidade, recebeu o nome de “Todos Somos Um”. Ele, que fica situado na Zona Portuária, consiste em uma pintura que retrata a imagem de representantes de tribos. Cada uma dessas pessoas pertencem a um continente diferente.
A “tela” para pintura foi uma extensão de 3 mil metros quadrados de uma parede de um antigo armazém. Devido a sua dimensão, recebeu o título de maior grafite já produzido no planeta. Recheado de cores vibrantes e formatos geométricos na composição dos rostos, o local se tornou uma verdadeira exposição artística a céu aberto.
4- CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil esteve entre os 100 museus mais visitados no mundo em 2017 de acordo com a The Art Newspaper.
Desde sua inauguração, em 1989, até hoje, o local conta com diversas exposições que são acessíveis a qualquer tipo de público. Essas, entretanto, se estendem às artes visuais, teatro, cinema, músicas, programas educativos e variedades. Desta forma, qualquer modelo de arte, desde as mais clássicas até as mais contemporâneas, podem fazer parte do repertório do CCBB.
Para o final de ano no Rio o CCBB tem uma localização próxima aos hotéis no centro do rj. Então, torna-se muito mais vantajoso fazer a visita e voltar para o local da estadia.
5- Parque das Ruínas
Agora, se seu objetivo é investir o tempo livre em parques ao ar livre, o Parque das Ruínas é o lugar ideal. Ele está estabelecido nas ladeiras de Santa Teresa. Projetado para a Baía de Guanabara, garante excelentes fotos!
O local que já foi moradia de Joaquim Duarte Murtinho Nobre, o precursor dos estudos sobre aplicação da homeopatia no país, tem sua arquitetura resguardada. Construído por grandes estruturas de ferro, vidro e tijolos de aparência original, ele é considerado um marco dos anos 40.
Durante o período do Modernismo no Brasil, o Parque das Ruínas recebeu saraus. Na época, os eventos foram desenvolvidos por Laurinda, esposa de Murtinho Nobre, e frequentados por inúmeras celebridades. Dentre essas, alguns nomes, por exemplo, podem ser citados: Villa Lobos, Tarsila do Amaral e João do Rio.
Devido a todos esses fatores, uma visita ao Parque das Ruínas é um encontro com a memória de um Brasil emblemático, com muitas histórias para contar.
6- Arcos da Lapa
Famoso cartão postal da Cidade, os Arcos da Lapa, famoso Aqueduto Carioca, é uma representação da arquitetura colonial. Sua construção foi iniciada em 1725 e o término foi marcado em 1744. Portanto, para que chegasse ao que é conhecido hoje, a obra perdurou por quase 20 anos! Vale destacar, nessa medida, que os principais recursos utilizados foram pedra e cal.
O objetivo inicial da edificação era viabilizar o transporte de água desde a nascente do Rio Carioca até o Largo da Carioca. Assim, a população da cidade teria amplo abastecimento de água.
Ao longo de todos esses anos, a região se tornou um grande símbolo de elegância e charme que remetem à época. Além disso, atualmente o lugar também pode ser citado na lista de ambientes famosos pela noite carioca. Afinal, aos pés dos Arcos da Lapa pessoas de diversas classes têm a chance de se encontrar para dançar, papear e curtir madrugada adentro. Portanto, o ambiente recebe a todos de braços abertos e com aquilo que não pode faltar: muita música!
Qual é o melhor local para hospedagem?
Gostou do nosso artigo sobre o final de ano no Rio e já sabe quais pontos do roteiro não podem ficar de fora? Para garantir que sua estadia seja a melhor opte pelos hotéis da Rede Rio Hotéis! Temos hotel na lapa rj, hotel proximo a apoteose, hotel no porto do Rio e muito mais!
Desse modo, sua hospedagem alinha as atividades corporativas com a proximidade de locais para a diversão nas horas vagas.
Em nosso blog, não deixe de conferir outros artigos como este! Veja:
- pequena África no RJ: importância da cultura africana;
- lugares que já foram tema de novela no Rio;
- tudo sobre a Feira do Lavradio.