Férias de julho: como fugir de roubadas turísticas no RJ?
O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente como a cidade maravilhosa e acolhedora. Praias, museus, parques, restaurantes, resquícios da história da cidade e de todo o país, etc. Mas, juntamente com sua boa fama, a insegurança também persegue os turistas que estão prestes a desembarcar no Rio, principalmente nessas férias de julho.
Seja no Rio, Nova York ou Paris, os oportunistas estão espalhados por todos os lugares aguardando turistas inexperientes para aplicarem seus golpes. Desde o preço descomunal de uma viagem de táxi, até o aluguel absurdo de uma cadeira de praia, muitos que visitam a cidade pela primeira vez acabam se estressando com determinadas situações.
A Rede Rio Hotéis separou os melhores conselhos para você curtir suas férias de julho na cidade maravilhosa e voltar pra casa com boas lembranças.
Fugindo de roubadas nas férias de julho
Pertences pessoais
O Rio de Janeiro é uma cidade movimentada e, caso não esteja acostumado com isso, prepare seu psicológico antes de pisar no purgatório da beleza e do caos (como já dizia Fernanda Abreu em sua música “Rio 40 Graus”).
Os cuidados a serem tomados com seus pertences como câmera fotográfica, celular ou relógio são os mesmos em qualquer lugar do mundo que você esteja visitando – principalmente se for a sua primeira vez. Priorize manter seus acessórios de valor guardados e olhe mais para as lindas paisagens do Rio de Janeiro. Certas experiências só são possíveis se o contato for direto, e não através de uma tela. Registre os momentos e depois se disponibilize ao que o Rio oferece de mais interessante.
Praia e cuidados com a pele
Mesmo no inverno, as férias de julho trazem alguns dias que podem proporcionar idas às praias paradisíacas do Rio de Janeiro. Mas, se você for despreparado, tome cuidado: o valor do aluguel das cadeiras, por exemplo, pode dobrar se notarem que é para turista. Tudo pode ficar mais fácil se você demonstrar segurança e intimidade com a região (mesmo não tendo). Uma boa dica para a comunicação fluir é ficar por dentro das gírias cariocas e não deixar nada “passar batido”.
O essencial, com ou sem idas à praia, é proteger a pele com um bom protetor solar. O Rio de Janeiro é uma das cidades mais quentes e queimaduras na pele podem estragar a viagem. Prepare-se bem antes de sair para qualquer atividade.
Alimentação
No Rio, tudo é relativamente bem temperado. Se comidas assim não fazem parte da sua dieta, evite comê-las em abundância. A cidade conta com bares e restaurantes ótimos que apresentam, no cardápio, desde a feijoada até à cavaquinha em crosta de ervas e pappa al pomodoro. Escolha o seu preferido, pesquise por avaliações e faça sua reserva (filas são comuns durante as férias de julho).
Golpe dos taxistas
Não muito incomum, são taxistas tabelando preços absurdamente abusivos principalmente no trajeto entre aeroporto e hotel. A dica é que você solicite que o taxista utilize e cobre o valor do taxímetro. Existem ainda os motoristas de aplicativos que, dependendo da situação, podem apresentar valores mais em conta.
Assim que achar o taxista que mais lhe agradar, peça um cartão e leve sempre com você. Nunca se sabe quando será necessário, certo?
Faça o roteiro
Planejar não custa nada. Pesquise cada ponto turístico que deseja conhecer e as melhores formas de acesso. Algumas empresas podem te oferecer pacotes que não valerão tanto a pena como comprar diretamente na bilheteria do local, utilizando o transporte oficial (como é caso do trem do Corcovado, do Cristo Redentor; existem vans que te oferecem uma subida rápida no morro do Corcovado, mas te deixam na metade do caminho).
Hospedagem
O local onde você ficará hospedado conta muito na hora de viver a sua viagem de forma leve e positiva. Existem pousadas, hostels e pessoas alugando quartos em todas as zonas do Rio, mas o barato pode sair caro; muitas das acomodações podem ter uma distância muito grande dos principais pontos turísticos do Rio e transformarem seu passeio num verdadeiro caos.
Uma dica válida para agilizar seu tempo é a hospedagem no centro da cidade, nos hotéis da Rede Rio. Com fácil acesso a grande parte dos pontos turísticos, você pode escolher o hotel que mais corresponde às suas necessidades para curtir as férias de julho com tranquilidade no Rio de Janeiro. Navegue pelo nosso site para mais informações e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco. A Rede Rio Hotéis busca sempre fazer o melhor por você e sua estadia na cidade maravilhosa.
Links úteis:
hotéis rio de janeiro centro
hotel aeropuerto rio de janeiro
hoteles en rio de janeiro econômicos
hotel na lapa rio de janeiro