Fatos curiosos sobre a cidade do Rio de Janeiro
Para muitas pessoas, a cidade do Rio de Janeiro é sinônimo de calor, praia e samba. Mas, nem só de folia vivem os cariocas. Existem muitos fatos interessantes que constituem a história do segundo município mais populoso do Brasil e que são desconhecidos entre a maioria dos turistas que passam pela cidade do Rio de Janeiro. Por exemplo, você sabia que a cidade do Rio de Janeiro recebeu esse nome porque os exploradores confundiram a Baía de Guanabara com a foz de um rio e pelo fato da cidade ter sido descoberta no primeiro mês do ano? Confira outras curiosidades acompanhando o nosso artigo.
7 curiosidades sobre a cidade do Rio de Janeiro
O Cristo Redentor é atingido por raios todos os anos
Em relação a todo o mundo, o Brasil é o país com a maior incidência de raios. Na cidade do Rio de Janeiro, as descargas elétricas trazem ameaça para um dos principais símbolos da cidade: o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo.
A explicação para a frequência de raios na cidade é que a combinação de montanhas com a grande concentração de água atrai as descargas elétricas. O monumento é atingido por, em média, dois a quatro raios por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais. Não ocorrem danos, na maioria dos casos, mas algumas tempestades têm a capacidade de destruir partes do monumento.
O maior porto escravista da história fica no Rio
O Cais de Valongo, maior porto escravista da história, fica localizado na área portuária do Rio de Janeiro. Ele foi criado para que o desembarque e comércio de africanos escravizados fossem retirados da Rua Direita, atual Primeiro de Março.
Após a construção do Cais, o mercado escravo se intensificou e mais de 500 mil africanos chegaram ao Rio de Janeiro. Com isso, o Rio ganhou uma grandíssima herança cultural africana, propiciando o nascimento do samba, de religiões de matriz africana, além de uma rica gastronomia.
O frescobol surgiu no Rio
O esporte praiano surgiu nas areias da praia de Copacabana em 1940. Seu idealizador foi Lian Pontes de Carvalho, dono de uma fábrica de pranchas e móveis que usava as sobras de madeira para confeccionar raquetes.
Houve uma época em que o frescobol foi proibido em Copacabana, por isso, seus praticantes começaram a frequentar outras praias, a fim de praticar a atividade, o que contribuiu para que ela fosse disseminada entre os banhistas. Hoje, o frescobol é uma das formas de lazer mais populares do Brasil e tem até um dia comemorativo, 10 de Julho.
O bairro mais boêmio do Rio, a Lapa, possui uma ótima frota de ônibus que podem te levar até as principais praias da cidade do Rio de Janeiro. Existem hotéis na Lapa esperando pela sua reserva, assim como a Cidade Maravilhosa espera pela sua visita.
Existem mais de 100 ilhas no litoral da cidade
A cidade do Rio de Janeiro foi, sem dúvidas, abençoada pela natureza. A região possui belezas naturais, como baías, lagoas, rios e morros que se unem, harmoniosamente, à metrópole, criando uma paisagem deslumbrante.
Seu litoral tem mais de 250 km de extensão e possui mais de 100 ilhas. Muitas destas ilhas estão localizadas na Baía de Guanabara, como a Ilha do Fundão, onde se encontra a Universidade Federal do Rio de Janeiro; a Ilha do Governador, onde está localizado o aeroporto do Galeão e a Ilha de Paquetá, uma ótima opção de passeio com a família.
Outro passeio imperdível com a família é uma ida ao Porto Maravilha, projeto de revitalização do porto da capital fluminense. O MAR (Museu de Arte do Rio), o Museu do Amanhã e o AquaRio, maior aquário da América Latina, fazem parte do projeto e são ótimos passeios culturais. Hospedar-se em um hotel no porto do Rio é a solução para quem não deseja perder um minuto de diversão.
O Rio de Janeiro possui a oitava maior biblioteca do mundo
Quando a Família Real Portuguesa precisou fugir para o Rio de Janeiro, para escapar de Napoleão Bonaparte e suas tropas, trouxe consigo uma das maiores riquezas de Portugal: a Biblioteca Real e seus 60.000 livros.
Depois que chegou à cidade, um dos primeiros atos do Príncipe Regente foi criar a Biblioteca Nacional, que se tornou a oitava maior biblioteca do mundo, com mais de 15 milhões de itens.
Se você tem o desejo de conhecer a Biblioteca Nacional, uma boa opção é procurar hotéis no centro do Rio de Janeiro. Assim, você pode se localizar mais rapidamente e poupar tempo e gastos com locomoção.
A cidade do Rio de Janeiro possui a maior floresta urbana do mundo
É possível sentir-se em uma cidade pequena quando se está na cidade do Rio de Janeiro. Isso porque o Rio é o lar da maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca. Rodeada de cachoeiras e belas paisagem, a área possui 33 quilômetros quadrados e é resultado de um reflorestamento feito por ordem do Imperador Dom Pedro II, para evitar a erosão do solo. Vários pontos turísticos estão parcialmente localizados na Floresta da Tijuca – o Parque Lage, o Jardim Botânico e o Corcovado são alguns deles.
O Rei Momo
Muitas pessoas acreditam que o carioca espera todo o ano por um momento – a sexta-feira em que o prefeito da cidade do Rio de Janeiro entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, dando início ao carnaval. O Rei Momo teve suas origens na Grécia Antiga, simbolizando a festa e a liberdade sobre a razão.
A tradição acontece no Rio desde 1933 e as chaves permanecem com o Rei Momo até a quarta-feira de cinzas, marcando o fim da folia.
Se você é apaixonado por carnaval e deseja conhecer a Cidade do Samba, uma boa opção é se hospedar em um hotel no centro do Rio de Janeiro, como o Gamboa Rio Hotel. O hotel fica localizado próximo à Cidade do Samba e possui boas opções de locomoção por perto.
Agora que você já conhece algumas curiosidades sobre a cidade do Rio de Janeiro, que tal nos fazer uma visita? Para garantir uma hospedagem de qualidade, conte com a Rede Rio Hotéis. Possuímos hotéis no centro do Rio de Janeiro, como o Arosa Rio Hotel, que possuem quartos com ar condicionado, TV LCD e banheiro privativo. Entre em contato conosco e faça a sua reserva.
Outros links úteis:
hotel en Rio
hotel in lapa Rio