É comum algumas pessoas se basearem nas estrelas de hotéis, pois as encaram como algum tipo de categoria de qualidade, o que não é necessariamente real. Na verdade, o caso pode ser totalmente o oposto: você pode perder um custo x benefício ou escolher o hotel inadequado para as suas necessidades.
No Brasil, os critérios são avaliados pelo Ministério do Turismo e, por meio do SBClass, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem, lançado em 2012. Este detalha as funcionalidades da hospedagem, como horários de recepção, café da manhã e até cuidados ambientais realizados pelo hotel. Para o sistema conceder as estrelas de hotéis, estes devem obedecer regras e padrões, podendo ir de nove requisitos a mais de trinta.
Para continuar sabendo mais sobre as estrelas de hotéis e seu significado, continue lendo o artigo da Rede Rio Hotéis!
Confira o significado das estrelas de hotel
A classificação das estrelas de hotéis variam entre os países. Por exemplo, diferentemente do Brasil, a classificação no Egito é feita de acordo com a variedade de serviços que o hotel oferece. Em regras europeias, uma estrela, por exemplo, é apenas para pernoite e não contam com a limpeza diária. Na Alemanha, é comum um hotel de cinco estrelas não oferecer piscinas.
Em alguns países, além das estrelas, diversos hotéis adotam nomenclaturas, como diamantes no EUA e Canadá, coroas na Grã-Bretanha, letras na Grécia e pontos na Índia. Entretanto, todos seguem um padrão parecido ao das estrelas, porém não igual.
Uma estrela
Hotéis brasileiros que possuem uma estrela devem oferecer diversos serviços aos seus hóspedes, ou seja, não é um hotel de baixa qualidade como muitos pensam. Entre seus serviços estão recepção aberta por 12 horas diárias; café da manhã; acessibilidade por telefone durante 24 horas; ter pelo menos 65% dos quartos com área útil de mínimo 9 m².
De acordo com as normas, um hotel com uma estrela deve se enquadrar em nove exigências, por exemplo, a troca de roupa de cama uma vez por semana.
Duas estrelas
Esses hotéis são bem parecidos com a opção de uma estrela, pois não precisam disponibilizar climatizador ou TV em seus quartos, os quais devem deve ter 11 m² de área útil. Entretanto, devem possuir sala de estar com televisão, disponibilidade para pagamento com cartão de crédito ou débito e troca de roupas de cama 2 vezes por semana.
Três estrelas
Estabelecimentos de três estrelas podem oferecer habitações confortáveis e menores, com ao menos 13 m², porém devem ter condições básicas para conforto, como ar-condicionado nos quartos. No seu caso, é exigido serviço de recepção aberto por 18h; estacionamento; restaurante; lavanderia; presença de climatizador e acesso à internet em todo o ambiente.
Quatro estrelas
No caso do hotel de quatro estrelas, seu diferencial é a obrigação de 90% das habitações possuir, no mínimo, 15 m², não sendo obrigatório quartos com banheira e que o serviço de recepção seja por 24h.
Serviços como bar, à la carte e manobristas estão incluídos também. Nos quartos, mini refrigeradores e mesa de trabalho são exigidos.
Cinco estrelas
O cinco estrelas junta todos os requisitos citados e, além disso, oferecer salão de eventos e ponto de informação ao cliente. Este deve estar enquadrado em 33 regras de alta sofisticação, como oferecer roupão e chinelo em seus quartos, que devem ter pelo menos 17 m², e restaurante com opções vegetarianas e dietas especiais.
É preciso salientar que a adoção das normas do SBClass é voluntária, porém, os hotéis, resorts e afins que decidirem não serem avaliados pelo sistema não podem exibir estrelas nas fachadas ou materiais promocionais.
Hotel de qualidade é com a Rede Rio Hotéis
Se você gostou do nosso artigo, saiba que aqui no blog da Rede Rio Hotéis sempre tem dicas sobre viagens e hospedagem para você. Somos uma rede que possui três hotéis no centro do Rio 4 estrelas, que visa superar as suas expectativas e fazer da sua viagem inesquecível! Entre em contato e faça sua reserva conosco!
Links úteis:
hoteis rio de janeiro centro
hotel aeropuerto rio de janeiro
hoteles en rio de janeiro economicos