Apesar do principal atrativo turístico do Rio de Janeiro ser as paisagens naturais, as arquiteturas de grife do RJ também podem agradar a quem procura por edificações inovadoras e criativas. Principalmente nas zonas Sul, Oeste e no Centro, as ruas exibem prédios de grife, carregando designs ousados com assinaturas de vencedores do prêmio Pritzker.
A lista de edificações de arquiteturas de grife do RJ vem crescendo cada vez mais. Podendo citar o Residencial Casa Atlântica, que conta com 11 andares e 30 unidades, com o objetivo de renovar os padrões de luxo no Brasil. Além disso, o projeto é o único na América do Sul assinado pela iraquiana Zaha Hadid, a primeira mulher ganhadora do prêmio Pritzker, considerado como o Nobel da arquitetura. A arquiteta inspirou-se em Oscar Niemeyer na elaboração do prédio, como nas curvas da fachada do prédio.
A inauguração está prevista para outubro de 2018. Para saber mais sobre as arquiteturas de grife do RJ, continue a leitura do artigo que a Rede Rio Hotéis preparou para você!
Saiba mais sobre as arquiteturas de grife do RJ
O estilo do Residencial Casa Atlântica, projeto citado anteriormente, contou com serviços mais orgânicos. Sua fachada terá 30 unidades e ficará na Avenida Atlântica, remetendo às ondas do mar. Zaha Hadid apropriou-se das imagens das ondas do mar e do calçadão da Praia de Copacabana, construindo, então, uma simetria entre eles. Além disso, será construída em concreto pré-fabricado, em formas especiais, procedimento nunca visto no país.
Em 2013, período anterior à Copa e à Olimpíada, as arquiteturas de grife do RJ receberam inúmeros projetos elaborados e assinados por arquitetos estrangeiros, espalhando canteiros de obras pela cidade. A cidade carioca recebeu nomes como o do espanhol Santiago Calatrava, responsável pelo desenho do Museu do Amanhã, localizado na Região Portuária, e o americano Richard Meier, idealizador do Leblon Offices, prédio comercial que possui uma fachada coberta de brises (permitindo o controle da iluminação e da ventilação do ambiente).
Podemos citar também obras que já fazem parte da urbanização carioca, como a Cidade das Artes, projeto do francês Christian de Portzamparc, localizado na Barra da Tijuca, e o Hotel Fasano, de Philippe Starck, em Ipanema.
Aqwa Corporate – Uma arquitetura sofisticada e cultural
Localizado no Porto do Rio, o Aqwa Corporate possui 90 metros de altura e 21 andares, com uma visível estrutura metálica e uma fachada de vidro, além de seu formato ser inspirado em navios.
O escritório de Norman Foster em parceria com a RAF arquitetura trabalhou na criação desse projeto, que foi instalado na Via Binário, a oficial Avenida Oscar Niemeyer com o objetivo de abrigar empresas. Entretanto, em sua estréia, a sua função passou a ser familiarizar o público com a construção, que funcionava na época como sede da Casa Cor.
Adequar a arquitetura à cultura e às características do local é uma das principais características de Norman Foster. Por isso, uma pesquisa sobre pedras brasileiras foi realizada, sendo utilizada no projeto pedras de granito do Espírito Santo.
Entre as arquiteturas de grife do RJ, o Eco Sapucaí está entre as mais destacadas. Localiza-se perto do setor 2 do Sambódromo, onde funcionava a fábrica da Brahma. Se trata de um iniciativa corporativa com 86,5 mil metros quadrados, possuindo entre seus responsáveis nomes como Oscar Niemeyer e desenvolvido pelo escritório de Ruy Rezende, inaugurado em 2015.
Para conhecer todas as arquiteturas de grife do RJ, procure hotéis por perto de regiões turísticas, como os da Rede Rio. Por exemplo, o hotel Arosa Rio possui em suas redondezas pontos turísticos como Teatro Municipal, Museu de Belas Artes e Museu do Amanhã. Não perca tempo e se hospede no melhor ponto do RJ. Entre em contato conosco e saiba mais.
Links úteis:
hoteis rio de janeiro centro
hotel aeropuerto rio de janeiro
hoteles en rio de janeiro econômicos