Normalmente antes de viajarmos, não dedicamos a devida atenção a certas dicas e acabamos deixando algumas questões importantes de lado, como o transporte no seu destino. A Rede Rio Hotéis preparou dicas imperdíveis com prós e contras de cada meio de transporte.
Dicas de viagem: qual transporte devo utilizar?
Aluguel de carro
Alugar um carro é uma boa opção para cidades com transportes públicos ineficientes. A liberdade de ir para qualquer local no horário que quiser faz com que muitos viajantes prefiram essa modalidade de transporte.
Para evitar futuras dores de cabeça, busque por empresas de credibilidade no mercado de aluguel de carro e opte pela que melhor corresponder aos seus interesses.
Prós:
- pode ser mais barato que táxi;
- maior liberdade para ir aonde quiser e quando quiser;
- recomendado para locais com transporte público ineficiente.
Contras:
- mais caro que transporte público;
- é preciso estudar as regras de trânsito locais;
- deve-se avaliar se sua carteira de habilitação é aceita no país de destino.
Táxis e Outros Serviços de transporte privado
Táxis são comuns nas principais cidades do mundo. Além deles, há o surgimento dos serviços de transporte por aplicativo, como o Uber, onde o pagamento pode ser feito diretamente com o seu cartão de crédito cadastrado na plataforma.
A opinião do público se divide a respeito desse tipo de transporte: há quem elogie a eficiência do serviço, mas existem clientes que se queixam dos preços abusivos cobrados.
Prós:
- maior liberdade para ir aonde quiser e quando quiser, embora muitas vezes você dependa da disponibilidade do serviço no local de destino;
- recomendado para locais com transporte público ineficiente;
- não é necessário se preocupar com leis de trânsito locais.
Contras:
- custo mais alto que as demais opções.
Transporte público local
Em muitos casos, o transporte público pode ser a melhor opção, principalmente se você já possuir conhecimento prévio do local para o qual viajará e tem a capacidade de se comunicar com os habitantes da região.
Grandes cidades como Tóquio e Londres possuem malhas metroviárias de altíssima qualidade e extensão. As linhas de metrô dessas capitais permitem que, em curtos períodos de tempo, você se locomova por diversos bairros e regiões.
No Rio de Janeiro, recentemente a rede metroviária foi ampliada. Atualmente, é possível ir do centro da cidade à Barra da Tijuca utilizando unicamente o metrô como meio de transporte.
Prós:
- é mais barato;
- não é necessário se preocupar com leis de trânsito locais.
Contras:
- você depende da disponibilidade e horários de funcionamento do ônibus, metrô, trem ou barcas;
- tende a ser menos seguro, dependendo da cidade;
- em cidades grandes, você precisa considerar o horário do rush.
Ao se hospedar em uma das unidades da Rede Rio Hotéis, você conta ainda com o apoio de nossa equipe de atendimento para lhe prestar todo o suporte em relação ao meio de transporte a ser utilizado na nossa cidade. Faça já sua reserva conosco e conheça a cidade maravilhosa se hospedando no coração do Rio!
Outros links: