É possível administrar o orçamento durante a viagem
20 mar

Como controlar o orçamento durante a viagem

Viajar está se tornando um hábito cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Segundo o Ministério de Turismo, cerca de 60 milhões de brasileiros têm o hábito de viajar pelo país, seja a negócios ou apenas como turismo.

Uma preocupação comum a todos os viajantes de plantão é saber como controlar o orçamento durante a viagem. Por mais que se busque economia por meio de descontos na hospedagem, passagens mais em conta e passeios econômicos, é muito comum extrapolar um pouco o orçamento durante a viagem.

Se você está planejando viajar, mas está com medo de gastar mais do que pode, a Rede Rio preparou esse artigo com dicas para te ajudar a ficar atento e não extrapolar o seu orçamento durante a viagem.

6 dicas para ajudar a controlar o orçamento durante a viagem

Não é impossível delimitar o orçamento durante a viagem

Pode parecer difícil, mas controlar o orçamento durante a viagem pode ser mais fácil do que se imagina. Com apenas alguns cuidados e, principalmente, se mantendo firme à meta de gastos proposta, é possível conhecer lugares incríveis e aproveitar muito, sem colocar a sua conta no vermelho.

1- Estabeleça um limite de gastos

O primeiro passo para manter o orçamento durante a viagem sob controle é estabelecer um orçamento. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não planejam ou não sabem exatamente o quanto podem gastar e isso faz com que não haja um controle das finanças. Então, antes mesmo de comprar as passagens, faça as contas e veja exatamente o que você pode gastar sem prejudicar a sua vida financeira. Talvez esse não seja o melhor momento para você viajar, talvez tenha algo mais urgente para ser comprado e, assim, seja mais sensato esperar um pouco para aproveitar a viagem sem preocupações com o que está por vir. Mas, se está tudo certo com as suas finanças e você sabe que essa é a hora certa, planeje quanto você pode gastar e se atenha a esse valor.

2- Divida o orçamento em categorias

Com o orçamento estabelecido, divida-o em categorias. Separe quanto será utilizado em alimentação, quanto em transporte, em compras, em entradas para museus e assim por diante. Deixe também uma reserva para o caso de emergências. Com base nesse orçamento definido, é possível escolher os restaurantes onde comer, quais lugares visitar, a quantidade de roupas para levar e se precaver de outros gastos que possam aparecer. Se esforce o máximo para se manter nesse orçamento e, acima de tudo, tente não utilizar o dinheiro destinado à uma categoria com outra coisa. Essas pequenas mudanças podem ser muito prejudiciais a todo o planejamento para o orçamento durante a viagem.

3- Crie uma planilha com gastos diários

Organização é fundamental para se manter dentro do seu orçamento durante a viagem. Sendo assim, crie uma planilha de gastos, detalhando quanto e com o que você pretende gastar o seu dinheiro em cada dia que estiver viajando. Separar uma quantia a ser gasta por dia facilitará o seu controle sobre o que comprar e, assim, será mais fácil não ultrapassar o orçamento total previamente estabelecido. Nessa planilha, todos os gastos devem ser incluídos: o valor gasto com transporte, o cafézinho ou pastel que você comeu na feira, o dinheiro das compras e do restaurante. Dessa forma você também pode planejar os passeios, tornando a sua viagem muito mais proveitosa e organizada.

4- Compense os gastos a mais

Se você gastou mais do que o planejado em um dia, compense no outro. É muito importante estar firme ao valor que foi estipulado para o orçamento durante a viagem, para que os seus gastos não saiam do controle. Então, se precisou gastar um pouco a mais do que o previsto naquele dia, reorganize o dia seguinte de modo a se manter dentro do orçamento. Gastos a mais em um dia, caso não compensados, podem acabar se transformando em uma bola de neve, fazendo com que você chegue ao fim de sua viagem sem poder aproveitar tudo o que estava planejado por falta de dinheiro disponível.

5- Confira e guarde todas as notas

Todo comerciante tem a obrigação legal de fornecer nota ou cupom fiscal dos os produtos que vende. Essas notas podem ser suas maiores aliadas na hora de controlar o seu orçamento durante a viagem. Peça a nota ou cupom fiscal de tudo o que você comprar. Além de lhe assegurar direitos em alguns casos, como garantia contra defeitos e valores cobrados indevidamente, esses comprovantes te ajudarão a saber exatamente com o que você gastou o seu dinheiro e mostrar em que você pode economizar.

6- Utilize aplicativos de controle de gastos

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a se manter no orçamento durante a viagem. Um deles é o Trail Wallet. Por meio desse aplicativo você pode definir a sua meta diária de gastos, controlar tudo o que você comprou e gastou em um dia, saber o gasto médio da sua viagem, detalhar seus gastos por categorias e outras facilidades que vão te ajudar a se manter firme em seu orçamento e não ultrapassar os limites de gastos estabelecidos no planejamento da sua viagem.

7- Procure passeios e meios de transporte alternativos

Busque conhecer bem a cidade para onde você vai, a fim de encontrar locais para visitar que sejam gratuitos ou com baixo custo de entrada. No Rio de Janeiro, por exemplo, é possível visitar vários museus, prédios históricos e parques não gastando nada ou quase nada. Essa é uma maneira muito eficaz de economizar dinheiro e controlar o seu orçamento durante a viagem, sem perder a diversão.

Procure também utilizar o transporte público o máximo possível. Por que gastar 20 reais em uma corrida de táxi, se você pode chegar no mesmo local gastando apenas 4 reais em uma passagem de ônibus? Estar por dentro de como funciona e de tudo o que vai acontecer na cidade nos dias de sua visita é uma boa maneira de aproveitar muito e gastar pouco.

8- Economize na hospedagem

Engana-se quem acredita que é impossível se hospedar com conforto sem gastar muito. Busque um hotel seguro, bem localizado e central, perto dos lugares que você pretende visitar e que ofereça fácil acesso à toda a cidade. Dessa forma, além de economizar com a hospedagem, você irá economizar também com o deslocamento para os passeios.

Se o destino da sua viagem é o Rio de Janeiro, o melhor lugar para se hospedar é em um dos hotéis no Centro do Rio da Rede Rio! Estamos localizados em diferentes pontos do centro da cidade, próximos aos diversos pontos turísticos, estações de metrô, aeroportos e rodoviária. Oferecemos pacotes especiais para grupos e nossa equipe está preparada para dar a você o tratamento diferenciado que você merece.

Se hospede no Centro do Rio com conforto e segurança. Entre em contato com a Rede Rio, conheça nossos hotéis e faça a sua reserva!

Outros links úteis:
Hotel in Rio
Hotel en Rio
Hotel centro Rio de Janeiro

Hotéis na Lapa Rio de Janeiro