Esportes radicais no Rio - Asa Delta
15 mai

Dicas de esportes radicais no Rio

Se você está planejando uma viagem para o Rio de Janeiro, que tal fugir um pouco dos passeios óbvios e fazer algo diferente? Experimentar novas sensações e conhecer outras atividades, além de ir à praia e caminhar na orla, pode ser bem interessante. O Rio de Janeiro, por ser uma cidade cercada de belezas naturais, oferece diversas possibilidades de aventuras ecológicas e esportes radicais. Se você tem interesse de se aventurar em alguns dos esportes radicais no Rio, acompanhe nosso artigo e selecione quais atividades você deseja fazer nessas férias, com um toque extra de adrenalina. Confira!

Quais esportes radicais no Rio você deve conhecer?

Rapel e escalada

O Rio de Janeiro possui características geográficas maravilhosas para a prática de rapel e escalada, atividades que vêm se popularizando cada vez mais. Por conter florestas no meio do cenário urbano, diversas trilhas, encostas e rochas de granito, o Rio é o destino certo para quem busca esportes radicais nos mais diversos graus de dificuldade. Já sabe onde se hospedar? Hotéis no centro do Rio de Janeiro são ideais para que você consiga se locomover por todos os locais contidos nas nossas dicas, sem dificuldades. A seguir, destacamos alguns lugares ideais para a prática de rapel e escalada.

Esportes radicais no Rio - Rapel e Escalada

Morro da urca: O rapel no Morro da Urca é conhecido como um dos mais leves esportes radicais no Rio. A descida dura, aproximadamente, 20 minutos e é ideal para quem está começando no esporte. Entretanto, o uso de cordas e o acompanhamento de profissionais não pode ser dispensado. O morro tem dois setores principais: face sul e face norte, somando mais de 50 vias. Na face sul, os famosos Coloridos estão localizados. Esse é um trecho altamente recomendado para iniciantes, pois se trata de uma via de fácil acesso.

Morro da Babilônia: O Morro da Babilônia também é uma boa opção para quem está começando a se aventurar na escalada. Além de ser uma aventura rápida, é possível aproveitar a vista de cartões postais do Rio, como a Praia Vermelha e o Pão de Açúcar. Se você se hospedar em algum dos hotéis na Lapa, encontrará facilidade de transporte para chegar até o Morro da Babilônia.

Corcovado: O Corcovado está localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca, conhecido por suas trilhas e belezas naturais exuberantes no meio da cidade. A escalada possui, aproximadamente, 150 metros, com lances de oposição, agarras, aderência e horizontais. Para conseguir chegar à base da via, é preciso percorrer um trajeto de 20 minutos a partir das Paineiras. A escalada termina aos pés do Cristo Redentor.

Pedra da Gávea: A Pedra da Gávea é um dos locais mais procurados por quem deseja fazer esportes radicais no Rio, principalmente rapel e escalada. Do alto da pedra, podemos vislumbrar as paisagens da Baía de Guanabara, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca. Os principais desafios da trilha são a grande subida de, mais ou menos, duas horas e meia e um local de escalada nível básico chamado Carrasqueira, o local mais seguro para fazer rapel.

Asa Delta

Se você deseja conhecer alguns dos esportes radicais no Rio que te deem a sensação de estar nas nuvens, comece por saltar de Asa Delta. A Pedra Bonita, localizada entre a Praia de São Conrado e a Barra da Tijuca, é um dos locais mais comuns para a prática do esporte. À primeira vista, pode parecer insano ver alguém decolando da rampa de voo e realmente é, mas em alguns momentos da vida precisamos ultrapassar os limites da racionalidade e deixar a emoção falar mais alto. O voo termina na região da Praia do Pepino, em São Conrado.

Parapente

Alguns instrutores comparam a sensação de voar de parapente com poder ver o Rio de Janeiro de camarote. Durante o voo, você pode passar por cima das casas e prédios de São Conrado, ver a vida correr abaixo de seus pés, observar o morro Dois Irmãos, o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea bem perto de você. Assim como o voo de Asa Delta, tudo é iniciado na Pedra Bonita, em São Conrado, a diferença é que a Asa Delta chega a uma velocidade bem mais rápida que o Parapente. O voo pode durar de 7 a 20 minutos e existem dias onde é possível passar bem pertinho do Cristo Redentor. Incrível, não?

Arvorismo

Existem locais na cidade onde você pode praticar esportes radicais no Rio sem gastar muito. Contando com uma boa pesquisa, você pode encontrar clubes onde existe a prática de arvorismo alto, arvorismo baixo e até tirolesa. Tudo isso numa faixa de R$ 20,00 a R$ 35,00.

Hospede-se em um hotel no porto maravilha e tenha facilidade de transporte para chegar a qualquer lugar.

Trilhas

Não poderíamos terminar de falar dos esportes radicais no Rio sem mencionar as trilhas do Rio de Janeiro. O cansaço da caminhada sempre vale a pena quando você se depara com a paisagem da cidade de cima, como se você fosse o próprio Cristo Redentor de braços abertos observando a “Cidade Maravilhosa”. A seguir, iremos destacar algumas das trilhas mais bonitas do Rio de Janeiro e que merecem a sua visita.

Pedra Bonita: A trilha da Pedra Bonita é ideal para iniciantes. Apesar de algumas partes serem de apenas subidas e bem íngremes, a caminhada pode ser feita em 30 minutos sem pressa. O visual lá de cima é estonteante e é um dos esportes radicais no Rio que vale a pena. De um lado o Morro Dois Irmão, a Lagoa e o Cristo Redentor. Do outro, a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. Isso sem contar com a Pedra da Gávea que fica bem ao lado e deixa tudo ainda mais lindo.

esportes radicais no Rio - Pedra bonita

Morro Dois Irmãos: O morro fica localizado em um dos cartões postais da cidade e essa é uma das melhores trilhas do Rio. Ela é considerada de nível mediano e são apenas 40 minutos de subida até uma das vistas mais deslumbrantes da cidade. De um lado você pode observar desde o Cristo Redentor até as águas da Praia do Leblon. Do outro, a Pedra da Gávea e a Praia de São Conrado.

Morro da Urca: Se o seu desejo de esportes radicais no Rio inclui a participação da sua família, opte pela trilha do Morro da Urca. A trilha é leve e pode ser feitas por pessoas de qualquer idade. A ideia é apreciar a paisagem do Pão de Açúcar sem precisar subir de bondinho. Durante a trilha, você pode observar a Praia Vermelha e o seu entorno.

Agora que você já sabe a infinidade de opções de esportes radicais no Rio, escolha o seu predileto e venha se aventurar pelas paisagens da Cidade. Se você ainda não sabe onde se hospedar, conte com a Rede Rio Hotéis. Possuímos hotéis localizados no Centro do Rio de Janeiro que podem te oferecer bastante conforto e comodidade, além de facilidade de locomoção. Entre em contato conosco e saiba mais.

Links úteis:
hotel en lapa rio;
hotel centro rio de janeiro;
hotel en rio.

Fechar